Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coisas que me tiram do sério

Aqui vão poder ler desabafos, asneiras, e muita, muita opinião sobre coisas que me tiram do sério!

Coisas que me tiram do sério

Aqui vão poder ler desabafos, asneiras, e muita, muita opinião sobre coisas que me tiram do sério!

Há uma coisa que me tem vindo a incomodar progressivamente. Tenho tentado chegar à origem de tal incómodo, perceber o que é que realmente me incomoda. O que é que separa as pessoas que vão atrás do populismo e de soluções antagónicas, das pessoas que procuram a moderação, o equilíbrio e o consenso? Acho que cheguei a uma conclusão.

O facilitismo na educação irrita-me profundamente. Posso estar a ser muito simplista, mas lembro-me de quando comecei a perceber que as crianças passavam de ano para fazer subir estatísticas do ensino em Portugal. Já não importava tanto que as crianças aprendessem, mas que passassem rapidamente de ano para serem o problema de outros professores.

As crianças que não aprendem coisas básicas, como ciência, a escrever a língua materna, até mesmo uma língua estrangeira, os fundamentos das coisas, são adultos ignorantes que acham que a sua opinião pode contradizer séculos de descobertas e avanços científicos, adultos que acham que as vacinas causam autismo!

Sou cada vez mais da opinião que o sistema de ensino básico deveria ser reformulado para ensinar às crianças pensamento crítico, como é a que a política funciona, ensinar-lhes ferramentas para que saibam decidir informadamente.

Cansa tanto ter de ler argumentos idiotas. Por exemplo, os "flat-earthers", ou as pessoas que acreditam que a Terra é plana. Começo também a perceber que não podemos deixas estas pessoas falar sem haver contraditório. Alguém tem de lhes prejudicar a lógica do argumento fácil. Nem que para isso seja necessário descer ao mesmo nível.

 

3 comentários

Comentar post