Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coisas que me tiram do sério

Aqui vão poder ler desabafos, asneiras, e muita, muita opinião sobre coisas que me tiram do sério!

Coisas que me tiram do sério

Aqui vão poder ler desabafos, asneiras, e muita, muita opinião sobre coisas que me tiram do sério!

Esta história do Marega está a tirar-me do sério. Não tenho grandes dúvidas que houve "abuso" racista no estádio do Vitória de Guimarães. Parece-me bastante óvio que ele se defendeu e tomou a atitude mais que correcta. Nada neste mundo o pode obrigar a sentir-se atacado e não ter o direito de se defender. 

Aquilo que me está a incomodar profundamente é a reacção da sociedade. Não é a primeira vez, nos últimos, vá, 2 meses, que sabemos de um caso público em que alguém é vítima de alegações racistas e que se fala deste tema. Mas é a primeira vez que tal merece um comentário público do Presidente da República, do Primeiro-Ministro; é a primeira vez que na abertura de um primeiro jornal, o apresentador faz um comentário que é claramente a sua opinião pessoal em relação ao assunto.

A minha pergunta é: isto tudo só porque é um jogador de futebol? O que é que o futebol tem que faz isto às pessoas? Pergunto-me isto há anos. Como é que é possível que um jogador de futebol, que é pago mais do que o suficiente para alimentar um país inteiro em África sabe-se lá durante quanto tempo, consegue ter esta reacção nas pessoas? Como é que é possível que se pague tanto dinheiro a seja quem for para jogar à bola?

Na sua generalidade, ninguém reage a qualquer outro assunto da mesma forma. O futebol traz ao de cima o bicho que há nas pessoas. A minha profunda irritação e o meu desconforto com toda esta situação só se atenua com a esperança que, da mesma forma que as pessoas se levantam para chamar ao Marega "grande homem", e que teve "enorme coragem" (não estou a desvalorizar, só estou a observar), se levantem também para tomar medidas contra o real racismo que se mostra mais e mais a cada dia que passa, e que se trave esta onda idiota de xenofobia, de propaganda de direita.

 

1 comentário

Comentar post